segunda-feira, 27 de maio de 2013

A criança e o Brincar


A criança desenvolve-se pela experiência social, nas interações que estabelece, desde 
cedo, com a experiência sócio-histórica dos adultos e do mundo por eles criado. Dessa 
forma, a brincadeira é uma atividade humana, na qual as crianças são introduzidas 
constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sócio-cultural dos 
adultos. 


O brinquedo também possui uma dimensão histórica e cultural cuja apresentação 
torna-se primordial para sua compreensão. Os termos criança, infância e brinquedo são 
construções sociais. Tais construções sociais são representações criadas pela sociedade 
para identificar coisas ou objetos.


Segundo estudos da Psicologia baseados numa visão histórica e social dos processos 
de desenvolvimento infantil, que tem em Vygotsky (2007) um dos seus principais 
representantes, o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia 
e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de 
expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações 
sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
O brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e 
aprendizagem. Ele envolve complexos processos de articulação entre o já dado e o 
novo, entre a experiência, a memória e a imaginação, entre a realidade e a fantasia, 
sendo marcado como uma forma particular de relação com o mundo, distanciando-se da 
realidade da vida comum, ainda que nela referenciada. A brincadeira é de fundamental 
importância para o desenvolvimento infantil, na medida em que a criança pode 
transformar e produzir novos significados. O brincar não só requer muitas 
aprendizagens como também constitui um espaço de aprendizagem. 


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