terça-feira, 21 de maio de 2013

Decoração da Sala de Aula

   No ensino fundamental e principalmente na educação infantil os professores ficam preocupados em deixar a sala de aula toda decorada com cartazes e murais lindos, mas deve-se pensar qual a  contribuição destes recursos para a aprendizagem de seus alunos. 
   O mais importante na pré-escola e nas séries iniciais é propiciar um ambiente em que o mundo letrado e suas diferentes linguagens estejam presentes na escola. Oferecer um ambiente em que a linguagem escrita esteja muito presente.
   Cartazes com o alfabeto em letra bastão serve de apoio para as crianças em suas escolhas na leitura e escrita. A "Chamadinha" com os nomes das crianças em letra bastão pode ser o início de grandes descobertas na alfabetização das crianças. Outros cartazes com pequenos textos conhecidos (listas, parlendas, trava-línguas, regras etc) escritos em letra bastão são de extrema importância para os alunos lerem mesmo sem saber ler, levando ao confronto as suas hipóteses de escrita.
   No ensino de Matemática cartazes com os numerais e o "Calendário" ajudam na contagem, na sequência e escrita dos números. O cartaz "Hoje somos" também contribui para o acesso aos números, quantidades, soma e subtração.
   Segundo Emília Ferreiro o ambiente escolar é aquele leve a criança a entrar em contato com o mundo letrado. Crianças com mais estímulo e motivação tem maiores chances de construir melhor seu processo de escrita.

Exemplos de decoração:










Temos também um video, mostrando a sala de aula decorada:



Nenhum comentário:

Postar um comentário